Nossa História
Nossa Equipe
Nosso sindicato está em uma nova fase em pról dos seus associados, parceiros e fornecedores.
Nossa Trajetória
A história do sindicato começou por meio da AERRPS (Associação dos Revendedores e Reformadores de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais), fundada em 1982, sob a presidência de Isaias Marques dos Reis, sócio-proprietário da Recapagem Minas Gerais. O que motivou a criação da associação foi o bom momento que o mercado atravessava na época, em que o setor estava em fase de expansão no estado.
Apesar das primeiras vitórias, os dirigentes da entidade perceberam que a AERRPS teria força política maior caso se tornasse um sindicato. Assim, sem desfazer a associação neste momento, em 1988, foi fundado o Sindipneus, tendo como presidente Helvécio José de Oliveira, ex-diretor da antiga Tyressoles, na época, uma das grandes revendedoras Pirelli em Minas Gerais.
No ano de 1990, o sindicato obteve o seu registro de entidade sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, e a AERRPS mudou seu nome para ARP-MG (Associação dos Revendedores e Reformadores de Pneus de Minas Gerais). No entanto, o cenário para o empresariado do ramo não estava tão favorável e próspero quanto na época da fundação da AERRPS, por isso o Sindipneus foi constituído, mas não teve uma atuação ativa, dando notoriedade à ARP-MG.
Na ARP, os trabalhos eram divididos em duas diretorias: a de revenda e a de reforma de pneus. Entretanto, em 2004, os empresários da reforma de pneus, devido ao momento econômico, entendiam que era necessária uma associação focada exclusivamente em sua atividade e que precisavam se expandir e se firmar no mercado.
Amirp
Em 2005 foi criada a Amirp (Associação Mineira dos Reformadores de Pneus), sob a presidência de Paulo Bitarães, da Recape Pneus. O objetivo era promover o desenvolvimento do segmento de reforma de pneus, que hoje conta com cerca de 300 empresas oficialmente estabelecidas em Minas Gerais.
Sindipneus
Diante da separação e do enfraquecimento do setor, a ARP e o Sindipneus perceberam que manter duas entidades representativas do mesmo segmento era economicamente inviável e resolveram extinguir a ARP-MG e reativar judicialmente o Sindipneus. Assim, em 23 de março de 2007, o Sindipneus retornou judicialmente à ativa, sob a presidência de Henrique Koroth, sócio-proprietário da Minas Pneus e vice-presidente da ARP-MG entre os anos de 2005 e 2007.
Caminhos paralelos
A Amirp, em mais de quatro anos de atuação, prestou consultoria jurídica e técnica aos reformadores associados, promovendo a prática sustentável da reforma, a partir de treinamentos com informações técnicas sobre pneus em órgãos de fiscalização de trânsito do estado, além da condução de políticas de regulamentação e fomentação do setor. A associação teve um avanço considerável, pois conseguiu estruturar uma equipe dedicada, executar vários projetos, ampliar o número de associados e, inclusive, promover visibilidade para o setor de reforma de pneus.
O Sindipneus, por sua vez, também trilha seu caminho em busca do desenvolvimento do setor. Em duas décadas de atuação, o sindicato presta serviços de assessoria jurídica e econômica e, entre outras ações, realiza projetos para representar seus filiados junto às autoridades administrativas e judiciárias municipais, estaduais e federais.
A fusão
No mês de agosto de 2009, a novidade: a Amirp se uniu ao Sindipneus. O ex-presidente da Amirp e atual presidente do Sindipneus, Paulo Bitarães, declarou: "sempre entendemos que a reforma é um braço do setor de pneumáticos, que um ramo não é concorrente do outro. Por isso negociamos, conversamos, propusemos uma nova postura, outra linha de trabalho, e decidimos nos unir para fortalecer todo o setor. É esse o nosso objetivo". Assim, hoje, fundidas no sindicato, as duas entidades trabalham juntas pela valorização dos empresários e empregados do setor de pneus e de toda sua cadeia produtiva.
Sindipneus - uma nova fase
O novo Sindipneus está lutando pela implantação de políticas socioambientais que possam dar a todos os envolvidos na venda, revenda e reforma de pneus em Minas Gerais uma melhor qualidade de vida e a real possibilidade de ascensão social e profissional.
Nossa Equipe
A equipe administrativa do Sindipneus é altamente qualificada e voltada diretamente para os interesses inerentes aos negócios de seus associados.
Paulo César Bitarães
Presidente
Carlos Augusto Magalhaes Guerra
Vice-presidente
Túlio Marcos Leal
1º secretário
Samuel Fonseca Filho
2º secretário
Rogerio de Matos
1º tesoureiro
Renato Antônio da Silva
2º tesoureiro
Ricardo Ilídio de Moura
1º fiscal
Arilton da Silva Machado
2º fiscal
Henrique Koroth
3º fiscal
Dênis de Oliveira
1º suplente
Genilton Machado
Conselho Fiscal
Julio César Gonçalves Lima
Conselho Fiscal Suplente
Nilcélia Fonseca
Analista de Projetos/Financeiros
Ana Flávia Tolentino Tornelli
Comunicação e Marketing