Pneus e rodas em mau estado de conservação: alto risco de acidentes, e motorista sujeito à multa e pontos na CNH

A maioria dos motoristas se revolta ao receber uma multa e levar pontos na CNH por infrações cometidas no trânsito. As situações são muito diversas, assim como as justificativas para tal. De qualquer modo, caso a penalidade seja aplicada injustamente, o motorista ainda tem o direito de provar a sua inocência entrando com recurso e solicitando a anulação da multa. Porém, os casos nos quais não houve a infração são, infelizmente, minoria. É, para dizer o mínimo, intrigante o fato de a legislação precisar intervir para que o cidadão garanta a sua própria segurança no trânsito. Isso significa que a negligência reina nas ruas e rodovias brasileiras, bem como o pensamento de que um acidente só pode acontecer com o outro.

Nesse contexto, há muitas normas que ainda são desconhecidas por boa parte dos motoristas. Um exemplo clássico é a inconformidade ao ser penalizado por trafegar com os pneus carecas e desalinhados. Embora não haja uma norma específica para a condição dos pneus, o inciso XVIII do artigo 230 da lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 define que conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104 é infração grave, penalizada com multa e retenção do veículo para regularização. Atualmente, a multa é de R$-195,23 e o motorista ainda leva 5 pontos na CNH.

Alto risco de acidentes

Ter “pneus carecas” significa que a banda de rodagem, que é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo, já está desgastada a ponto de estar lisa. Existem sulcos na banda de rodagem que garantem uma maior aderência do pneu com o asfalto, permitindo um maior controle do automóvel, evitando que derrape. De acordo com a GOODYEAR , para saber se os pneus de um automóvel já estão desgastados e oferecendo risco de acidentes, basta verificar os indicadores de desgaste com as letras TWI, localizados no alto costado. Caso os sulcos tenham uma profundidade inferior a 1,6 mm na banda de rodagem, é hora de trocá-los.

Alinhamento e balanceamento

Trafegar com as rodas desalinhadas e em desequilíbrio (falta de balanceamento) também coloca em risco a segurança do próprio veículo e também de outros, estando sujeito às mesmas penalidades por estar com os pneus carecas. De acordo com a Casa Grande Auto Shopping , empresa que é referência em produtos e serviços automotivos em Florianópolis, o balanceamento é o equilíbrio do conjunto de rodas através de contrapesos. A falta de balanceamento causa perda de tração e estabilidade, bem como dificuldade em manter o veículo na rota correta. Um indicador de que o veículo pode estar precisando de balanceamento e alinhamento é a ocorrência de vibração no volante ou barulho anormal a certas velocidades.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/pneus-e-rodas-em-mau-estado-de-conservacao-alto-risco-de-acidentes-e-motorista-sujeito-a-multa-e-pontos-na-cnh,f453eb57d1700ffbe76a5c4aa91deff6x6474vi5.html