Bridgestone desenvolve nova tecnologia de sensores para veículos autônomos.
12 de março de 2020
Vai viajar de carro no carnaval? Bridgestone reforça a importância da revisão dos pneus.

> Conferir a pressão, calibrar e realizar o rodízio garante maior segurança aos motoristas.

> A calibragem correta possibilita ao veículo menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível.

> O rodízio de pneus é essencial, pois sua função é equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles.

Realizar a revisão dos pneus é de extrema importância para garantir uma viagem segura e sem contratempos. Principal elo entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um veículo. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros.

Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, explica que a calibragem correta possibilita ao veículo menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. Ela é definida pela montadora que realiza testes respeitando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiro e da potência e velocidade máxima que o veículo pode alcançar.

Para José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, o proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus. “A calibragem errada nos pneus pode acarretar vários danos ao automóvel, desde o desgaste prematuro até a deformação do componente. É importante na revisão verificar também a pressão do estepe. Ele precisa ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi (abreviação de pounds per square inch) acima dos demais”, diz.

Outro item essencial é o rodízio de pneus – inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. “O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais”, explica Quadrelli.

Para atender aos clientes de todo o Brasil, a Bridgestone possui uma rede oficial de revendedores em mais de 500 pontos. Nestes locais os consumidores são atendidos por profissionais qualificados e equipamentos de última geração para realizar todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens.

Nosso WhatsApp